Antibióticos são medicamentos usados para o tratamento de infecções causadas por bactérias. Não matam vírus e nem fungos. Gripes e resfriados são doenças causadas por vírus. Portanto, tomar antibióticos nestas situações não vai curar o resfriado mais rápido e nem fazer você (ou seu filho) se sentir melhor. Antibióticos também não evitam que viroses se disseminem ou se agravem.

O uso indiscriminado de antibióticos causa resistência bacteriana. Ou seja, faz com que as bactérias se adaptem a eles. A resistência bacteriana é um dos grandes problemas da medicina atual. À medida que as cepas de bactérias ficam mais fortes, se transformando em micro-organismos multirresistentes, nós, médicos, ficamos proporcionalmente sem munição para combatê-las. A multiplicação de bactérias multirresistentes é um perigo para a humanidade. Portanto, não compre antibióticos por conta própria e nem por indicação do vizinho ou do farmacêutico. E, se seu médico não prescrever o antibiótico logo na primeira consulta, não o julgue. Muitas vezes é preciso duas ou três consultas para se ter certeza de que a doença em questão é mesmo causada por bactérias. Além disso, uma vez constatada a causa bacteriana de uma infecção, é preciso ainda saber qual a classe da bactéria em questão, para que se possa escolher o antibiótico mais adequado. O tratamento deve ser individualizado e muito criterioso.

Retorne ao seu médico quantas vezes for preciso em caso de doença febril, para que ele possa acompanhar e avaliar se, e quando, o uso de antimicrobianos será necessário.